Informativo - Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Usina Petribu, vem ao longo dos seus mais de 200 anos de existência, buscando o olhar para equidade de gênero, prezando sempre pelo relacionamento sem distinção entre homens e mulheres, trazendo a valorização pela competência atuando com uma comunicação transparente, atendendo os critérios remuneratórios previstos na Lei nº. 14.611/2023, seguindo o formato estabelecido pelo Governo Federal, através de seus Ministérios da Mulher e do Trabalho e Emprego.

Importante ponderar que a lei é mais do que uma compilação de dados, ela serve como um impulso para gerar o cenário de realidades positivas e igualitárias entre os gênero ou cor/raça dentro do mercado de trabalho.

Neste sentido, é relevante destacar a peculiaridade e particularidade do seguimento de atuação em que a Usina Petribú está inserida, possuindo a maior parte da sua força de trabalho diretamente ligada a manufatura da cana de açúcar e consequentemente à fabricação de açúcar e etanol. Devido ao relevo em que se encontra, o processo é basicamente manual pautado pela necessidade precípua de mão de obra rural, como força matriz tanto para o plantio como para a colheita da cana e, apesar de na área industrial encontrarmos mais maquinários, ainda prepondera o trabalho braçal no processo de transformação do produto, sendo um trabalho historicamente realizado por pessoas do gênero masculino.

Mesmo nesse cenário, com a força de trabalho, pela característica da operação, conforme ponderado anteriormente, temos cargos estratégicos dentro da empresa, que respeitam os critérios de equidade, tendo hoje sua Presidência e a vice-presidência, composta de mulheres, como em outros cargos estratégicos, sendo no laboratório, qualidade etc.

Dessa forma, a Usina Petribu se coloca à disposição das autoridades e ratifica que tem total interesse de unir esforços para encontrar uma metodologia que sirva de impulso e acelere medidas para a igualdade salarial entre homens e mulheres na iniciativa privada, como também na promoção da equidade considerando o seu seguimento.

Usina Petribu tem a sua origem desde 1729.
É a mais antiga em operação no Brasil.

©2024. Todos os direitos reservados